menu-mobile

Como é determinado o prazo de validade?

O prazo de validade dos alimentos e como é determinado sempre foi motivo de dúvida entre consumidores, neste artigo vamos descobri como é determinado. Muitas vezes, ao observarmos o prazo de validade impresso nas embalagens nos questionamos também se é seguro consumi-lo depois da data determinada.

Para responder esta pergunta, é preciso chamar a atenção para um ponto extremamente importante que é: É necessário que a indústria de alimentos tenha critérios bem definidos para a determinação do prazo de validade. Caso o produto apresente sinais de deterioração dentro do prazo de validade pode comprometer seriamente a reputação da empresa e causar impacto sério relacionado a segurança alimentar.

Nenhuma empresa quer associação com danos causados à saúde de seus consumidores.

Laboratórios especializados em microbiologia especializados em análises de produtos utilizam amostras para avaliação, que são expostas a determinadas condições e períodos de tempo nas quais a deterioração dos produto analisado. Esta análise recebe o nome de “teste de vida na prateleira” e, de posse desta informação, a empresa contratante do laboratório pode determinar o prazo de validade de produtos.

O investimento para o teste de vida na prateleira gira em torno de 20 a 50 mil reais, algumas indústrias praticam o método de copiar o prazo de validade do concorrente e aplicar na sua linha de produtos semelhantes. Outro método adotado pelas industria é de separar 90 amostras de produtos embalados e fazer a observação dia a dia das condições do alimento.

 

Como é determinado o prazo de validade dos alimentos

Prazo de Validade estabelecidos pelo mercado:

Este método pode até ser confundido com o método de copiar da concorrência, pois se estabelece uma em validade fundamentada em prazos observados em produtos similares entre si.

São muito usados para pneus, lã de aço, ovos, água mineral, ervilhas em conserva, etc.

Em via de regra os prazos de validade dos produtos acima são:

  • Pneus: 5 anos;
  • Lã de Aço: 2 anos;
  • Ovos: 30 dias;
  • Água Mineral: 1 ano;
  • Ervilhas em Conserva: 3 anos.

Há também produtos que possuem o prazo de validade condicionado a outros fatores, como por exemplo:

A Manteiga ou qualquer outro produto lácteo tem seu prazo de validade condicionado ao mantimento sob refrigeração. Os perfumes têm seu prazo de validade condicionado a ausência de luz e calor intenso.

A maioria dos produtos de gênero alimentício tem o prazo de validade condicionado a abertura da embalagem com o texto de advertência: “consumir em até 3 dias após abertura da embalagem”.

Em qualquer setor da indústria a impressão da data de validade na embalagem ou no frasco dos produtos deve ser feita com datadores que ofereçam alta resolução na impressão de texto, código de barra ou QR Code ou outra informação para rastreamento ou para atender normas dos órgãos regulatórios.