menu-mobile

A relação do consumidor com as embalagens de produtos

A relação do consumidor com as embalagens é muito interessante, muitos consumidores associam a embalagem e o produto como sendo uma única coisa, isso é mais comum no caso de produtos tidos como não duráveis.

Toda vez que um consumidor vai ao supermercado, nem sempre leva consigo uma lista contendo marcas de produtos que deseja comprar, chegando lá começa uma saga na busca pelo produtos que na maioria das vezes será escolhido pelo apelo visual das embalagens ali expostas.

O apelo visual é em muitos casos a única ferramenta que o fabricante tem a sua disposição para promover seu produto, a grande maioria dos fabricantes usam a embalagem como única ferramenta de promoção para concorrerem com grandes empresas que massificam suas propagandas em emissoras de TV e na internet. é uma tentativa de igualar as forças e disputar a preferência na relação do consumidor com as embalagens.

A relação do consumidor com as embalagens é baseada na transparência de informações e funcionalidade

Os fatores mais considerados pelo consumidor quando analisa a embalagem dos produtos expostos são:

Apelo visual

Nesta modalidade são analisados a aparência a embalagem, do rótulo, das cores usadas, do formato ou design da embalagem.

Praticidade

Este também é um dos quesitos muito observados pelo consumidor, a exemplo daqueles que irão comprar detergentes, normalmente escolhem aquelas embalagens que possuem bicos dosadores e fechamento fácil após o uso.

Embalagem fecha fácil

São embalagens que no design possui sistema de fechamento fácil após a abertura, são muito desejáveis para produtos que não podem ser consumidos totalmente logo após serem abertos.

Embalagens que “param em pé”

São embalagens que podem ser colocadas em superfícies planas, é uma característica que está na lista de comodidades desejadas em uma embalagem, principalmente para produtos que são usados em banheiro, tais como shampoos e condicionadores.

Informações claras e em letras legíveis

Até alguns anos atrás, poucas pessoas se preocupavam com aquelas letrinhas que só estavam ali para cumprir com as exigências da legislação, no entanto hoje em dia, trazer informações claras e legíveis na embalagem, pode fazer toda a diferença entre vender ou não um produto.

Datas de fabricação, validade e loteA relação do consumidor com as embalagens

Atualmente é nítida a preocupação do consumidor neste importante item, imprimir corretamente e de forma que o consumidor encontre com facilidade as datas de fabricação e validade, denota que a empresa fabricante do produto ou alimento leva em consideração a saúde e a segurança do consumidor e aplica uma política de transparência com relação ao tempo que este produto poderá ser consumido sem trazer prejuízos a sua saúde ou perca de eficiência do produto.

Imprimir números de lotes também é sem dúvida uma boa pratica de fabricação, pois com este numero somado a data em que o produto foi fabricado, as empresas podem rastrear produtos e no caso de problemas com o lote em questão, a empresa poderá fazer o recall, que é a operação de recolhimento imediato de todos os produtos daquele lote.

Desta maneira é cada vez mais importante a orientação do consumidor sobre a valorização das empresas e produtos que de forma transparente e eficiente imprimem datas de fabricação, validade e lote nas embalagem.

Os datadores de embalagem no Brasil

A partir da predominância da China no início dos anos 2000 como grande fabricante e exportador de tecnologia para indústria, o mercado brasileiro foi literalmente invadido por maquinas, sistemas e outras soluções que atendem praticamente todos os setores da indústria.

O cenário não é diferente no setor de datadores inkjet; estão disponíveis no mercado ambas as tecnologias de datadores inkjet (TIJ e CIJ) importados diretamente do país asiático, ou no caso de algumas marcas, estes equipamentos são importados para países na Europa e Estados Unidos em grande quantidade usando o sistema CKD Completely Knocked Down e “nacionalizados” nos respectivos países; posteriormente dão entrada no Brasil como produtos Made in USA ou Made in Europe.

Fatores negativos dos equipamentos de datação inkjet importados

São vários fatores a serem considerados pela indústria quando operam com datadores inkjet importados, a consequência desses fatores pode ser a parada de linha de produção.

  • Alto custo na aquisição: preço atrelado ao dólar;
  • Manutenção: os datadores importados usam sistemas complexos de funcionamento e exigem contrato permanente de manutenção;
  • Uso de Solvente: o sistema de funcionamento complexo dos datadores exige o uso de solvente controlado pela Polícia Federal;
  • Limpeza e conservação: os datadores importados durante a manutenção causa o derramamento de tinta e solvente por sobre as maquinas e no piso;
  • Assistência técnica: a troca de equipamento ou peças pode levar até 25 dias dependendo da gravidade;
  • Custo operacional: cálculos apontam que os datadores importados tem custo operacional muito elevado se comparado ao equipamento nacional.

O Brasil já dispõe de tecnologia local para datadores inkjet com tecnologia TIJ e atende vários setores da indústria, predominantemente os setores de alimentos, cosméticos e medicamentos. O datador inkjet nacional foi desenvolvido na cidade de Limeira – SP pela empresa Limerpak.

A Limerpak Datadores Inkjet é uma empresa de capital 100% Nacional e acumula vasta experiência no atendimento das demandas do mercado brasileiro. As pesquisas que promovem a atualização dos equipamentos está baseada nos quesitos: Eficiência, Economia e Durabilidade.

Os investimentos em novas tecnologias e desenvolvimento são constantes para que os equipamentos sejam reconhecidos como os que oferecem o melhor resultado no fator custo x benefício. Desta maneira a Limerpak atingiu o patamar de reconhecimento como uma empresa que produz equipamentos de qualidade, que levam eficiência e economia para a linha de produção de empresas em vários setores da indústria no Brasil.

A tecnologia 100% Nacional dos Datadores InkJet Limerpak ocupa posição de destaque a frente dos concorrentes devido as inúmeras vantagens competitivas que são reconhecidas pelo mercado. A empresa conta atualmente com mais de 3.000 equipamentos instalados em empresas de todos os setores da indústria, desde o pequeno produtor de alimentos até grandes multinacionais que imprimem milhares de embalagens por hora.

Fatores positivos dos equipamentos de datação inkjet fabricados no Brasil

  • Baixo custo na aquisição: preço do equipamento em reais e com credenciamos para financiamento pelo BNDES e BND – Banco do Nordeste;
  • Manutenção: aparelho compacto (menor que uma caixa de sapatos) com construção robusta e segura com manutenção mínima;
  • Uso de solvente: o sistema de cartucho dispensa o uso de solvente para a tinta, cada cartucho é também uma nova cabeça de impressão;
  • Limpeza e conservação: a troca do cartucho de tinta leva 30 segundos no máximo e não causa derramamento de tinta;
  • Assistência técnica: em caso de quebra ou avaria fatal do equipamento, um novo é instalado em menos de 48 horas;
  • Custo operacional: o custo operacional é extremamente baixo. Cada cartucho imprime mais de 8 milhões de caracteres simples

A Limerpak acumula experiência em projetos em todo o Brasil e também no Paraguay, Bolívia e Argentina. A Limerpak realiza avaliação da linha de produção e todos os cálculos e testes necessários para a migração do sistema CIJ para o sistema TIJ dos datadores inkjet 100% nacional.