Impressão de lote na embalagem: entenda a importância para a indústria
A impressão do lote na embalagem, juntamente com os outros dados variáveis em uma embalagem como fabricação e vencimento muito importantes para o rastreio de produtos na indústria.
“Como uma agulha no palheiro”
A expressão é bem conhecida, e é desta forma que ficam as embalagens de produtos sema impressão do lote.
A qualidade da impressão desta informação importante garante que as indústrias e mesmo os órgãos regulados podem localizar as embalagens que pertencem a lotes, que por qualquer razão, tenham que ser retirados de circulação.
O motivo do recolhimento por si só, já é um transtorno para o fabricante e para o ponto de venda; caso não haja impressão de lote, todos os produtos daquela marca deverão ser recolhidos por medida de segurança.
É evidente também o prejuízo para a imagem da marca relacionado a falta de confiança. Outros fatores são:
- queda nas vendas,
- cancelamento de campanhas publicitárias,
- criação de campanhas de esclarecimento em forma de comunicado;
- logística;
- multas etc.
A gestão do controle de processos de uma indústria depende da qualidade da impressão de lote na embalagem.
O número de lote junto com as outras informações impressas através de um datador inkjet, fornece informações precisas sobre a origem e data de entrada das matéria-prima no estoque, identifica os fornecedores e a quantidade adquirida.
A combinação de dados identificada nas embalagens juntamente com os dados dos sistemas de produção, tornam possível o acompanhamento da fabricação e eficiência logística no caso de recall.
Mas afinal o que é o lote? E porquê impressão do lote na embalagem é tão importante?
O lote nada mais é cruzamento inteligente de informações que determina um número identificador para indicar na cadeia produtiva, onde se localiza um determinado grupo de produtos, que foram fabricados em uma quantidade específica, com os mesmos produtos e características.
Através do lote, é possível fazer o controle de produção, distribuição, de armazenamento e de exposição dentro da rede de varejo. Este código atribuído internamente pela empresa é o principal responsável por indicar as empresas e pontos de distribuição o tempo de prateleira ou Shelf-life do produto.
Quais outros tipos de códigos de controle podem ser inseridos nas embalagens?
Além do lote, existem mais códigos de controle que podem trazer mais segurança ao consumidor. Através de leitores digitais ou câmeras de dispositivos, os códigos podem ser lidos na rede de distribuição e também pelos clientes nas gôndolas de vendas.