menu-mobile

Cartucho de tinta vencido na datação de embalagens. É Problema!

Um cartucho de tinta vencido pode causar 3 sérios problemas na datação de embalagens e consequentemente trazer prejuízos para a empresa e seus distribuidores de produtos. Sabe quais são?

O Cartucho de tinta para datadores de embalagens é o componente fundamental no equipamento com sistema TIJ (Thermal Ink Jet). Na parte externa se localiza a cabeça de impressão e, na parte interna, a “BAG” ou reservatório da tinta.

Não basta apenas utilizar com cuidado. Entender a tecnologia envolvida em um cartucho de impressão é de extrema importância, afinal, a data de validade do cartucho está exatamente na tinta contida nele.

Explicamos:

A tinta contida no cartucho possui uma combinação química de elementos que permitem, além da boa impressão da data de fabricação, validade, lote, etc, também a rápida fixação e secagem na embalagem de forma segura e eficiente.

Como todo composto químico, a tinta também possui prazo de validade e utilizar este produto fora deste prazo poderá te trazer 3 problemas sérios na hora de datar suas embalagens.

Os problemas do cartucho de tinta vencido

A tinta é composta por uma quantidade de solvente capaz de durar, em média, 180 dias.
Após este período, os solventes que são usados na diluição da tinta evaporam para níveis abaixo do mínimo recomendável, prejudicando a impressão em 3 aspectos:

  • Obstrução irreversível dos “nozzles” (bocais localizados na cabeça/caneta de impressão):
    Com a evaporação do solvente, a tinta se torna mais densa e causa o entupimento destes micro-furos do bocal por onde a tinta sai;
  • Ressecamento da tinta:
    Sem a quantidade ideal de solvente, algumas partículas “sólidas” podem aparecer gerando a necessidade de limpar o cartucho frequentemente com álcool isopropilico para diluir estes pequenos resíduos que ficam depositados na saída do bocal de impressão;
  • Redução de aderência nos substratos:
    Com o baixo nível de solvente a tinta não vai aderir na embalagem, afinal, são eles os responsáveis pela fixação da impressão na superfície da embalagem.

Já identificou algum destes problemas durante o processo de datação das embalagens?

Então verifique sempre o prazo de validade da tinta na etiqueta impressa no cartucho. Caso esteja vencida, faça a troca e o problema será resolvido imediatamente.

Agora você já sabe a importância de usar um cartucho dentro do prazo de validade, mantenha sempre o estoque conforme a programação de uso na linha de produção. Outra recomendação importante é não realizar a recarga dos cartucho de tinta para Datadores Inkjet.
A eletrônica que faz o cartucho funcionar é muito sensível, sendo projetada para funcionar com eficiência apenas uma vez. Recarregar e utilizar o mesmo cartucho pode fazer com que o datador inkjet TIJ trabalhe com mais intensidade, causando danos permanentes no equipamento.